Enter your keyword

PERGUNTAS E RESPOSTAS

A melhor solução para a sua Marca

PERGUNTAS

Algumas Perguntas e Respostas

O significado de MARCA se alterou muito com o passar dos anos, mas talvez a definição mais simples seja: qualquer combinação de símbolos com poder distintivo. O que isso quer dizer? Que a função da marca é diferenciar você de seus concorrentes, e identificar seus produtos ou serviços perante o mercado consumidor.

Hoje a MARCA engloba também a identidade de uma empresa, sua cara junto ao público. O caminho optado por muitas empresas hoje é tornar seu produto ou serviço especial, único, através da atribuição de uma identidade, uma MARCA. É aí que entra o registro da MARCA! Depois de criada a identidade do sinal distintivo, o próximo passo é garantir que ele seja único no mercado consumidor, protegendo-o contra a apropriação indevida de terceiros inescrupulosos, através do registro da MARCA.

Para o registro, as MARCAS são divididas quanto a sua natureza e quanto a sua forma de apresentação. Dentro do espectro da natureza, elas podem ser MARCAS de produto, de serviço, coletivas e de certificação. Quanto à apresentação, elas podem ser nominativas, figurativas ou mistas. Entenda um pouco melhor sobre cada um destes tipos:

  • Marca nominativa

É constituída por uma ou mais palavras, sem imagens ou logo. A forma estilizada de grafia não se enquadra nesta forma de apresentação.

  • Marca Figurativa

É aquela composta absolutamente por um desenho, imagem, logo, etc.

  • Marca Mista

Combina elementos nominativos e figurativos, ou seja, texto e imagem. Pode ser apresentada apenas com elementos nominativos, desde que através de uma forma estilizada de letras.

  • Marca Tridimensional

É aquela composta pela forma plástica de produto ou de embalagem, sendo que sua forma tem capacidade distintiva em si mesma, e está dissociada de qualquer efeito técnico.

  • Marca Coletiva

Usada para identificar produtos ou serviços provenientes de membros de uma determinada entidade ou associação.

  • Marca de Certificação

Atesta a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, ligadas à natureza, à qualidade, ao material e metodologia utilizados.

Restou alguma dúvida?

Fique tranqüilo! Nossos profissionais são especializados no registro de marcas e patentes, e terão o maior prazer e satisfação em atender sua consulta, com o intuito único de sanar suas dúvidas, e orientar você na escolha do processo que atenda suas necessidades.

Tem alguma dúvida? Entre em contato. Será um prazer lhe atender.

O processo de registro de MARCA não deve desencorajar você, nem tampouco colocar em questão a necessidade de se registrar sua MARCA.

Então porque registrar?

Em primeiro lugar, o registro é a segurança legal de que a MARCA é sua, e só pode ser utilizada por você, garantindo proteção comercial e jurídica contra pirataria e uso indevido por parte de terceiros. Além disso, registrar uma MARCA valoriza esse ativo intangível de sua empresa, além de garantir que a sua MARCA seja única e cumpra seu papel como diferencial de seus produtos e serviços, junto ao mercado consumidor.

A MARCA é, ainda, a vitrine de seu negócio. Todo o processo de elaboração dela, e todo o pensamento e tempo investido na criação de uma MARCA única e cativante, deve ser protegido através do registro de MARCA.

Além da proteção jurídica, o registro de sua MARCA evita que concorrentes simulem ou reproduzam sua MARCA, bem como desviem sua clientela. Hoje, ter uma MARCA registrada é um dos mais significativos patrimônios de uma empresa!

Vamos conversar sobre sua Marca? Fale Conosco.

Se você almeja uma MARCA internacional, ou trabalha com exportação de produtos, é importante saber que o registro de MARCA assegura seus direitos apenas no território nacional. Para quem pretende expandir uma MARCA internacionalmente, através da exportação de seus produtos, é imprescindível obter o registro de sua MARCA em todos os países para os quais seus produtos serão exportados/comercializados, garantindo direitos em todos os respectivos territórios estrangeiros.

A REALIZE SALVATTO MARCAS E PATENTES mantém um Departamento Internacional composto por profissionais altamente especializados, nas legislações de propriedade intelectual, dos mais importantes países do mundo, que compõem a Comunidade Européia, as Américas do Norte, Central e do Sul, bem como os principais Asiáticos, Africanos e da Oceania.

A atuação internacional da REALIZE SALVATTO MARCAS E PATENTES abrange as duas mãos reversas da via de prestação de serviços estrangeiros, quais sejam:

A) Realizamos todos os trâmites técnico-administrativos/judiciais perante os órgãos de propriedade intelectual dos países estrangeiros, na defesa dos interesses de nossos clientes nacionais; e

B) Realizamos todos os trâmites técnico-administrativos/judiciais perante os órgãos de propriedade intelectual do Brasil, na defesa dos interesses de nossos clientes estrangeiros.

Tem alguma dúvida? Vamos conversar? Entre em Contato.

Caso a sua empresa comercialize ou fabrique produtos, lembre-se de que o registro de MARCA de produto é importante. No entanto, não se esqueça de proteger a MARCA de sua prestação de serviços também! Tão importante quanto cada produto ter sua marca, é a empresa prestadora de serviços ter sua própria identidade marcária estampada no mercado.

O registro de MARCA de serviço é extremamente importante, já que garante direito e protege contra uso indevido por parte de terceiros. Se você já registrou seu nome empresarial perante o órgão do comércio em seu Estado de origem, saiba que esse tipo de registro não é o bastante para assegurar a proteção de sua MARCA. Ou seja: a proteção oferecida pelo registro de MARCA é mais ampla, contanto com abrangência nacional, como também é mais eficaz e garante direitos específicos.

Para quem considera expandir sua empresa nacionalmente, investir no modelo de franquias, ou mesmo quer garantir plenos direitos sobre a sua MARCA, o registro de MARCA de serviço é uma necessidade absoluta. Entre em contato com a REALIZE SALVATTO MARCAS E PATENTES para saber mais sobre este tipo de registro. Nossos profissionais especializados estão prontos e habilitados para lhe atender.

Tem alguma dúvida? Entre em contato.

A legislação brasileira não prevê um prazo máximo para que o INPI avalie os pedidos de registro de marcas. Por esse motivo, temos como “prazo médio” praticado pelo INPI, hoje em dia, cerca de três anos. Esse prazo pode parecer longo, mas os pedidos são publicados pelo órgão, em aproximadamente 3 (três) meses, sendo que, após essa publicação, existe um prazo para possíveis contestações de terceiros, fato esse que torna o processo mais lento.

Lembre-se: os profissionais da REALIZE SALVATTO MARCAS E PATENTES estão prontos para acompanhar você nesse processo de registro de marca, e garantir que a sua marca esteja dentro dos padrões estabelecidos pelo INPI. Entre em contato conosco e tenha um processo de registro mais tranqüilo.

Tem alguma dúvida? Entre em contato.

Você fez todo o processo, registrou sua marca, e garantiu seus direitos de uso. E agora deve estar se perguntando: “Quanto tempo esse registro dura?”. A REALIZE SALVATTO MARCAS E PATENTES tem o grato prazer de informar que o registro de sua marca tem prazo de validade de 10 (DEZ) anos. Mas não é só isso!!! Esse prazo pode ser prorrogado, periodicamente, por iguais períodos de 10 (DEZ) anos, sempre no último ano de vigência, sem limite de vezes de renovação.

É importante ficar atento aos vencimentos e sempre renovar seu registro, já que, na falta de prorrogação, se não for renovado, o registro será extinto.

Tem alguma dúvida? Entre em contato.

Se você já registrou sua marca, saiba que o registro é apenas o primeiro passo na proteção de seu patrimônio. A manutenção e o zelo pela sua marca também são importantes, uma vez que garante que a sua marca mantenha seu poder distintivo e efetividade.

A REALIZE SALVATTO MARCAS E PATENTES oferece uma série de serviços para garantir a melhor manutenção de sua marca registrada, como a detecção de pedidos que se assemelhem a sua marca, e acompanhamento nas eventuais oposições e processos administrativos de nulidade, por parte de terceiros.

Oferecemos, ainda, parceiros para auxiliar na tomada de medidas legais contra infratores e violadores do seu direito de uso da marca.

Tem alguma dúvida? Entre em contato.

Registrar uma marca é necessário, mas quais são as vantagens reais desse processo? Além da exclusividade do uso em todo o território nacional e o poder de impedir o uso de sinais semelhantes ou idênticos por parte de terceiros, o registro de sua marca permite que você licencie o uso ou ceda o registro de sua marca mediante remuneração.

Você também fica protegido da possibilidade de ser obrigado a mudar sua marca ou suspender sua utilização, além de garantir credibilidade perante o mercado. O uso da marca registrada facilita ainda a fidelização da clientela ao servir de referência, sendo que o uso de um signo exclusivo garante atratividade e investimentos efetivos em publicidade e marketing.

E finalmente, o registro garante o direito de obter indenização pela utilização indevida de sua marca e incluí o valor de sua marca em seu capital social.

Tem alguma dúvida? Entre em contato.

O termo patente é usado para designar o título de propriedade de uma invenção ou aperfeiçoamento de algum produto e/ou processo.

Para que uma invenção ou aperfeiçoamento seja patenteável é necessário existir os requisitos de novidade, aplicação industrial e atividade inventiva.

Vale destacar que a patente de seu produto e/ou processo valoriza absolutamente todos os seus investimentos, mantendo o direito de uso exclusivo dos mesmos em todo o território nacional.

Lembre-se: não são somente os produtos e/ou os processos inovadores que podem ser patenteados. As invenções ou aperfeiçoamentos, muitas vezes, nascem de modificações ou adaptações de coisas já existentes.

Os profissionais da REALIZE SALVATTO MARCAS E PATENTES estão plenamente habilitados para identificar as invenções ou aperfeiçoamentos que sejam plausíveis de serem patenteados em seu nome.

Lembre-se: não são somente produtos ou processos inovadores que podem ser patenteados. Invenções muitas vezes nascem de modificações ou adaptações de coisas já existentes.

Tem alguma dúvida sobre Patente? Fale Conosco.

Existem inúmeras vantagens em se patentear uma invenção ou o aperfeiçoamento, de algum produto e/ou processo, mas a principal delas é a exclusividade na exploração do objeto da patente.

A patente concedida pelo INPI garante o privilégio de utilização exclusiva do objeto da patente, por parte de seu titular, que significa, então, que terceiros não poderão copiar seu produto ou processo, durante o período de vigência da patente.

Outro aspecto extremamente positivo, gerado pela obtenção da patente junto ao INPI, diz respeito aos enormes ganhos financeiros que o titular obtém com o licenciamento ou cessão da patente para terceiros.

Seja qual for o objeto da patente, como por exemplo, uma invenção que solucione problemas técnicos ou que acelere processos, os ganhos financeiros podem ser ilimitados.

Não deixe para depois, entre em contato.

Os Direitos Autorais e Conexos recaem sobre as criações do espírito humano, especialmente, mas não se limitando aos textos, músicas, desenhos, filmes, interpretações, dentre outras formas de manifestação da arte.

A proteção dos Direitos Autorais e Conexos tornou-se de extrema importância, nos dias de hoje, para que se evite a reprodução indevida por parte de terceiros, principalmente por conta das várias formas de exploração e divulgação de livros, músicas, filmes, etc., em especial através da internet.

Tem alguma dúvida? Entre em contato.

O prazo de vigência dos Direitos Autorais é vitalício, ou seja, os Direitos Autorais terão validade durante toda a vida do autor da obra.

E o que acontece depois da morte do autor da obra? Após esse evento (morte do autor da obra), os herdeiros passarão a ser os titulares dos Direitos Autorais, pelo prazo de 70 (setenta) anos, contados do dia 01 de janeiro do ano subseqüente à morte do autor da obra.

Vencido esse período, os Direitos Autorais sobre a obra caem em “domínio público”

Quer Saber Mais sobre Direitos Autorais? Fale com a Gente.

Apesar de alguns direitos ligados à Propriedade Intelectual, como é o caso dos direitos autorais, não terem o registro como providência obrigatória, é extremamente vantajoso fazê-lo. O registro é a melhor forma de garantir seus direitos e comprovar sua autoria perante a lei.

Obter o registro de direitos autorais é uma providência necessária para quem quer usufruir todos os seus direitos sobre a criação, garantindo segurança e poder de negociar licenciamentos e cessão de direitos no futuro.

Tem alguma dúvida? Entre em contato.